Agroindústrias

São Sepé sedia, na sexta-feira, debate sobre cooperativismo

Com o apoio da Emater/RS-Ascar, o trinômio associativismo-cooperativismo-agroindústrias será debatido, nesta sexta-feira, em São Sepé. O debate faz parte do 2º Seminário Municipal da Agricultura Familiar. A partir das 9h, cerca de 150 pessoas devem participar do evento, que ocorrerá no Centro Cultural Afif Jorge Simões Filho

O associativismo, juntamente com o cooperativismo, se consolida como uma importante alternativa para a viabilização das atividades econômicas, possibilitando assim que os trabalhadores e pequenos proprietários adotem um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência explica a extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, médica veterinária Lilian Varini Ceolin.

A abertura do evento será às 9h30min, com a palestra sobre desafios do cooperativismo contemporâneo, com o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e representante da Confederação Latinoamericana de Cooperativas e Mutuais de Trabalhadores (Colacot), Hélio Luiz Marchioro.

Às 10h55min, o assistente técnico da agroindústria do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Eduardo Rigon Gelain, falará sobre os caminhos da legalização para a implantação das agroindústrias.

A palestra de encerramento, prevista para as 11h55min, sobre empreendedorismo e gestão rural, será proferida pela professora do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Tônia Magali Moraes Brum

De acordo com a extensionista Lilian Ceolin, o debate sobre associativismo e cooperativismo vai auxiliar nas atividades das 23 associações de produtores rurais do município no que tange à formação e aprimoramento de lideranças e trabalho em grupo.

Já o debate sobre agroindústria virá para estimular e orientar os agricultores familiares na busca da legalização de suas atividades na área de alimentação e divulgar a ampliação dos mercados existentes afirma Lilian.

Atualmente existem, em São Sepé, duas agroindústrias que possuem o Selo Sabor Gaúcho, do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), na área de panificação. Há também mais cinco agroindústrias nas áreas de produtos cárneos, mel e processamento de mandioca:

Essas agroindústrias estão recebendo orientação e apoio da Emater/RS-Ascar para o recebimento do Selo afirma a extensionista.

O 2º Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São Sepé é uma parceria entre Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, e é realizado dentro da programação da Semana do Município, em comemoração aos seus 138 anos de emancipação política.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feisma 2014 está confirmada, garante laudo dos bombeiros

Próximo

Máquinas de café da santa-mariense Baristo já estão em 700 empresas e padarias

Economia