Com o apoio da Emater/RS-Ascar, o trinômio associativismo-cooperativismo-agroindústrias será debatido, nesta sexta-feira, em São Sepé. O debate faz parte do 2º Seminário Municipal da Agricultura Familiar. A partir das 9h, cerca de 150 pessoas devem participar do evento, que ocorrerá no Centro Cultural Afif Jorge Simões Filho
O associativismo, juntamente com o cooperativismo, se consolida como uma importante alternativa para a viabilização das atividades econômicas, possibilitando assim que os trabalhadores e pequenos proprietários adotem um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência explica a extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, médica veterinária Lilian Varini Ceolin.
A abertura do evento será às 9h30min, com a palestra sobre desafios do cooperativismo contemporâneo, com o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e representante da Confederação Latinoamericana de Cooperativas e Mutuais de Trabalhadores (Colacot), Hélio Luiz Marchioro.
Às 10h55min, o assistente técnico da agroindústria do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Eduardo Rigon Gelain, falará sobre os caminhos da legalização para a implantação das agroindústrias.
A palestra de encerramento, prevista para as 11h55min, sobre empreendedorismo e gestão rural, será proferida pela professora do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),Tônia Magali Moraes Brum
De acordo com a extensionista Lilian Ceolin, o debate sobre associativismo e cooperativismo vai auxiliar nas atividades das 23 associações de produtores rurais do município no que tange à formação e aprimoramento de lideranças e trabalho em grupo.
Já o debate sobre agroindústria virá para estimular e orientar os agricultores familiares na busca da legalização de suas atividades na área de alimentação e divulgar a ampliação dos mercados existentes afirma Lilian.
Atualmente existem, em São Sepé, duas agroindústrias que possuem o Selo Sabor Gaúcho, do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), na área de panificação. Há também mais cinco agroindústrias nas áreas de produtos cárneos, mel e processamento de mandioca:
Essas agroindústrias estão recebendo orientação e apoio da Emater/RS-Ascar para o recebimento do Selo afirma a extensionista.
O 2º Seminário Municipal da Agricultura Familiar de São Sepé é uma parceria entre Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, e é realizado dentro da programação da Semana do Município, em comemoração aos seus 138 anos de emancipação política.